MISHNE TORÀ DE RAMBAM

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- MISHNE TORÁ DE MAIMÔNIDES
- Uns poucos títulos ornamentais e sinais de divisões textuais foram feitos na Espanha. Muitas mudanças textuais importantes, nas margens do manuscrito, correspondem àquelas encontradas na versão deste trabalho, revisado pelo próprio Mamônides. Mamônides nasceu em Córdoba, Espanha, em 1135. Em 1160, mudou-se com sua família para Fez, no Marrocos, para escapar da perseguição religiosa e, posteriormente, estabeleceu-se no Cairo, onde se tornou o médico pessoal do sultão e sua família. Ele também serviu como chefe da comunidade judaica do Cairo, onde morreu em 1204. Suas obras sobre teologia, direito, filosofia e medicina, a maioria escrita em árabe e traduzida para o hebraico, latim e outros idiomas, influenciaram amplamente tanto o mundo judeu como o não-judeu.
- Em seu próprio dia, o Mishnê Torá foi inovador para a sua novela sistema de codificação halakhah (lei judaica), e nos mais de 800 anos desde a sua composição, o Mishnê Torá permanece incomparável em sua lucidez e amplitude.Moisés ben Maimon (1135-1204) - médico, filósofo, autoridade rabínica - era uma figura de destaque no mundo da erudição judaica, mesmo antes de ele compôs sua obra-prima halakhic.Quando jovem, ele escreveu um comentário sobre a Mishná ,comentários sobre vários tractates do Talmud babilônico, e uma outra composição (a maioria dos quais se perdeu), enfocando os elementos legais do Talmud de Jerusalém. Mais tarde, ele escreveu seu clássico filosófico, o Guia para os Perplexos . No entanto, o Mishnê Torá foi o próprio Maimonides de trabalho considerados seu opus magnum (" Hibbur Ha-Gadol "). Por sua própria conta, Maimônides investiu dez anos de incessante elaboração, revisão e edição neste tour de force, que foi finalmente concluída em 1180.
A Halakhic All-Inclusive
O Mishnê Torá (literalmente, "Revisão da Torá") foi concebido como um todo-inclusive compêndio halakhic, um guia para todo o sistema da lei judaica. Maimônides foi explícito sobre suas razões para realizar um trabalho enciclopédico de tal magnitude. Ele observou que os ensaios e atribulações da vida na diáspora privou estudiosos como leigos da capacidade de compreender e assimilar a vasta literatura talmúdica e as decisões essenciais do g eonim (os líderes da Babilônia e do Norte Africano judeus) e, conseqüentemente, judeus eram incapazes de discernir ou devidamente observar a lei. Em seu escopo abrangente, o seu estilo pragmático, e sua classificação sistemática, o Mishnê Torá foi projetado para simplificar o processo de estudo e fazer a lei acessível a todos.O Mishnê Torá é introduzido por Sefer Ha-Mitzvot ("Livro dos Mandamentos"), que Maimonides realmente escreveu alguns anos antes, em preparação para a elaboração seu código. No Sefer Ha-Mitzvot , Maimônides enumera a tradicional 613 mitsvot da Torá, dividindo-os em preceitos positivos e negativos, e elaborando sobre a lógica por trás de seu sistema de classificação.Organização do Mishneh Torah
O Mishnê Torá em si é composto de quatorze seções, organizadas tematicamente, que abrangem a faixa de lei judaica, de delitos de culto ritual. Nos últimos anos, o trabalho foi chamado de " Yad Ha-Ḥazaḳah "(" A Mão Poderosa "), que faz alusão aos quatorze livros que compõem o código, comoyod e Daled , as letras da palavra " Yad ", representam o número quatorze. O título também foi um jogo de Deuteronômio 34:12, que contém o nome do autor em primeiro lugar: ". E para todos o grande poder [. Iluminado 'mão forte'] e incrível poder que Moisés apresentada perante todo o Israel"Este versículo é uma referência particularmente oportuno, como o livro de Deuteronômio próprio às vezes é chamado de " Mishnê Torá . "
Os livros do Mishnê Torá são:
Sefer Ha-Madda (The Book of Knowledge), que analisa os fundamentos da fé judaica.
Sefer Ahavah (The Book of Love [de Deus]), que abrange as orações e bênçãos.
Sefer zemanim (The Book of Seasons), que é dedicado ao sábado e feriados.Sefer Nashim (O Livro das Mulheres), que trata do direito de família, incluindo o casamento e divórcio.Sefer Kedushah (O Livro de Santidade), que inclui proibições sexuais e leis dietéticas.Sefer Hafla'ah (O Livro dos Enunciados), que trata temas como juramentos e votos.Sefer Zera'im (O Livro de Sementes), que trata da legislação agrícola e outros mandamentos eficazes na Terra de Israel.Sefer Avodah (The Book of Service Temple), que se concentra na adoração no Templo.Sefer korbanot (O Livro de sacrifícios), que detalha as leis da oferta de sacrifício.Sefer taharat (O Livro da Pureza), que é dedicado às regras de pureza ritual.Sefer Nezikin (O Livro de Danos), que se concentra em danos materiais e ferimentos pessoais.Sefer Ḳinyan (The Book of Acquisition), que lida com os direitos de propriedade e inclui seções sobre as vendas, relações de vizinhança e parcerias.Sefer Mishpatim (O Livro das Leis Civis), que inclui a contratação, empréstimo, emprestar, e herança.Sefer Shofetim (O Livro dos Juízes), que abrange o sistema jurídico, o sistema político, e luto.Cada livro é dividido em sub-seções por tema, e cada tema se reflete no título da sub-seção, como em " Hilkhot Shabat "(" As Leis de sábado "), que está incluído no Livro de Seasons. As sub-seções são internamente dividido em capítulos e parágrafos numerados.Um projeto originalO formato do Mishnê Torá estava entre suas características mais inovadoras. Antes de Maimonides, escrita halakhic seguido ou a ordem da Torá, cujo princípio de organização é difícil de discernir, ou a ordem do Talmud, o que não é inteiramente lógico na sua classificação ou seqüência. A organização do Mishnê Torá em livros, sub-secções, capítulos e parágrafos foi inspirado no formato semelhante da Mishná, mas desvia os detalhes do arranjo talmúdica, que Maimonides encontrados em falta.Ao refletir sobre o seu próprio princípio organizacional, Maimonides realizada tanto a lógica e os instintos pedagógicas responsáveis pela sua escolha final do acordo, que foi dogmaticamente tópica. Na verdade, ele considerou a Mishnê Torá design original 's e sua implementação bem sucedida de estar entre as maiores conquistas da sua obra.Metodologia HalakhicAo promover o seu opus magnum , Maimônides enfatizou a natureza abrangente, all-inclusive de seu trabalho, um feito de erudição que não havia sido tentada desde a composição da Mishná. Ele imaginou o seu trabalho como uma biblioteca de estudos judaicos e sugeriu que aquele que estudou seu código não teria necessidade de consultar outros livros.- Determinado a combater a negligência generalizada dos ramos teóricos e não-funcionais da Torá Oral, Maimonides incorporou esses tópicos "acadêmicos" em seu código, na esperança de que a sua simplificação se inspiram interesse renovado. De fato, uma característica marcante do Mishneh Torah , que foi presumivelmente pretende ser um guia para o conhecimento prático e efectivo, é a inclusão de reinos inteiros de halakhah não aplicáveis na era pós-Templo ou fora da Terra de Israel, tais como as leis de sacrifícios e as de agricultura.Na elaboração do Mishneh Torah , Maimonides propositadamente omitido citações bibliográficas e retirado todos os vestígios do debate talmúdico. Apesar de cada parágrafo do Mishnê Torá baseia-se uma multiplicidade de fontes bíblicas, talmúdicas e geonic relevantes, Maimonides referenciado nenhum deles, preferindo apresentar a lei como um todo uniforme. Ele da mesma forma negligenciada atribuir pareceres jurídicos aos seus autores talmúdicos, mesmo quando ele mesmo governado de acordo com uma posição em detrimento de outra, preferindo criar a impressão de uma tradição jurídica indiscutível. O objetivo desta abordagem não convencional foi o de simplificar, condensar e aumentar a acessibilidade, no entanto, gerou críticas dura e implacável dos adversários Maimônides.
A oposição à Mishnê Torá
De fato, apesar de sua fama como um estudioso da Torá temente a Deus e gigante intelectual, Maimonides encontrou feroz oposição à sua publicação do Mishneh Torah , principalmente em resposta a sua metodologia halakhic inovador.Rabbi Abraham ben David (Rabad) de Posquières foi seu adversário mais apaixonado; sua crítica centrada em caso de falha de Maimônides citar suas fontes ou para preservar os nomes dos sábios talmúdicos. Outros acusados Maimonides de tentar suplantar o Talmud e do enfraquecimento da cadeia da tradição. O Mishnê Torá suscitou controvérsia, não só durante o curso da própria vida de Maimônides, mas por várias gerações depois.Influência do Mishneh Torah
Isso não quer dizer que o trabalho de Maimônides foi desvalorizado. O Mishnê Torá foi amplamente divulgada em todo o mundo judaico dentro de anos de sua publicação, e atraiu elogios imediatos de muitos quadrantes.Maimonides mereceu a espécie de aclamação reservada para os campeões de todos os tempos, provocando comparações com o heróico rabino Yehuda, o Príncipe, redator da Mishná, e ao próprio Moisés. Poucos dos que encontrou o trabalho permaneceram inalterados, eo Mishnê Torá inspirou a composição de mais comentários do que qualquer outra peça de literatura halakhic.Embora o Mishnê Torá não alcançou o status de um código definitivo ou deslocar os clássicos de estudos judaicos, que inegavelmente mudou a paisagem de estudo e prática halakhic. Praticamente nenhum trabalho halakhic posterior deixa de fazer referência Maimonides, ea influência de sua obra-prima no campo da lei judaica dificilmente pode ser subestimado.