Kitsur Likutey Moharan!

(Likutey Moharan I # 57/58) 7-8/1-5
Obra de autoria de Nachman de Breslev.
Leia um Resumo de Trechos da Obra...
Obra de autoria de Nachman de Breslev.
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Tradução e Adaptação: Moré Yashar David
7. Comer no Shabat é extremamente valioso e sagrado. Isso ocorre porque o alimento ingerido no Shabat torna-se absoluta santidade e divindade, sem mistura de qualquer impureza. O outro lado não tem nenhuma parte na refeição do Shabat. O comer (no shabat) é totalmente santo. Através da refeição de shabat a ira é anulada e "todas as forças da ira fogem e desaparecem completamente" (esta passagem do Zohar é recitada durante o serviço na noite de sexta-feira). Então, tudo é amor e paz.
8. Jejuar durante a semana e
comer as refeições de Shabat é o suficiente para anular, eliminar todos os
inimigos. Mas para obter abundância de paz, também é necessário dar muita
caridade. É por isso que no dia de jejum é necessário fazer caridade, como
nossos sábios de abençoada memória disseram: "A recompensa do jejum é a
caridade que você dá" (Berachot 6b).
Da mesma forma, deve-se fazer
caridade aos pobres (judeus) para que eles possam suprir suas necessidades no
shabat ou, alternativamente, se deve convidá-los para comer no shabat.
Então você será digno de paz
abundante - isto é, merecerá "a paz com a boca". Bem, às vezes
não a paz com a "boca". Isto significa que você pode ter paz em
seu convívio com as pessoas, mas ainda não fala, com elas. "Eles não
podiam falar pacificamente com ele" (Gênesis 37:4).
Mas a refeição de shabat, junto com a
caridade que você dá, promove a paz alcançada também com a
"boca". Esta é paz total - ou seja, quando as pessoas se falam
entre si, conforme descrito no versículo, "Pelo amor de meus irmãos e meus
companheiros, eu vou dizer: 'A paz esteja convosco" (Salmo 122:8).
Uma vez que a boca é aperfeiçoada
devido a grande luz que emana das refeições de shabat.
1
Nisan
58 - "Três surgem de um"
(Zohar I, 32b)
1. O verdadeiro tsadic, é
possuidor de um conhecimento perfeito, (o tsadik) se identifica com Moisés.
O Tzadik encarna os três Patriarcas,
de modo que ele evoca os três tipos de influências de riqueza, ou seja, comida,
bebida e roupas, que são um paralelo do Maná, do manancial e das Nuvens de
Glória [que cumpria estas três funções quando o povo judeu estavam no
deserto].
O Tzadik constantemente lutar as
guerras de Deus contra as forças do mal Haman-Amaleque, que são o resultado do
dano à sexualidade. O Tzadik cancela estas forças, bem como todos os
inimigos que perseguem os membros mais fracos do povo judeu. Ele
fortalece a essas pessoas e as envolve no servir a Deus, levando-os a pureza
sexual.
Como resultado disto, o Tzadik
merecem uma dupla porção - ou seja, uma "porção dobrada" no shabat,
com a qual o tzadik tem o mérito de trazer revelações novas e originais da
Torá, duas vezes mais elevados do que aquilo que é comumente
ensinado. Além disso, torna-se digno de trazer a cura física e
espiritual.
Com isso, o mundo acorda para o
arrependimento motivado pelo amor. Toda a geração de indivíduos piedosos
são então curados das aflições que têm sofrido e tornar-se respeitáveis aos
olhos dos outros. Cada um, de acordo com seu próprio nível de devoção e
beleza atraem sobe si a estima das pessoas (que o vê). E de acordo
com a proeminência e o respeito que eles recebem, cada um na medida de
sua devoção, se torna digno de receber novos ensinamentos da Torá - isto é, a
Torá oculta que o Tzaddik revela no shabat.
2. Existem três formas
essenciais de reter o conhecimento (mediante o qual se evocam os três
tipos de abundância).
- Primeiro, é necessário transmitir
conhecimentos aos outros e trazê-los sob as asas da Presença Divina.
- Segundo, o medo do pecado deve
preceder a sabedoria.
- Terceiro lugar deve ser tomar cuidado
para revelar a sabedoria, a fim de evitar provocações (agressão ao intelecto
das pessoas). Pelo contrário, as palavras têm de estar sob o disfarce
"As palavras dos sábios acham graça" (Eclesiastes 10:12).
Então, através do conhecimento, a
pessoa é digna de alcançar todas as coisas que discutimos
acima.
3. Esse sábio que proporciona
uma porção dupla, em outras palavras, uma dupla porção da Torá - ele faz
através do Shabat. Pois o Shabat dá a sua riqueza em todos os níveis e brilha
com suas luzes, trazendo cura física e espiritual.
* Dado que o Tzadik é também o
"Shabat de cada dia."
4. Ao anular a força impura de
Amaleque, que se identifica com o dano a sexualidade alcançando a pureza
sexual, a pessoa torna-se digno do Shabat. Então o shabat entrega a sua riqueza
de todos os outros mundos espirituais. Pela luz irradiada pelo Shabat, o mundo
acorda para o arrependimento motivado pelo amor e se obtém o acesso a tudo
descrito acima.
5. Quando os indivíduos de uma
geração não guardam a boca, tornam-se incapazes de receber o shabat da maneira
descrita acima. Isso ocorre porque no Shabat é necessário guardar a fala,
como está escrito, "...ou falar sobre assuntos mundanos" (Isaías
58:13).
Então, (o individuo incapaz de
guardar a boca) arruína (obstrui) para ele o brilho do arrependimento e,
conseqüentemente, quando os piedosos da geração recebem destaque e de honra,
eles também sucumbem ao orgulho, que é equivalente ao exílio da Presença
Divina.
Assim, a geração piedosa, deve pensar
cuidadosamente sobre a honra e o destaque que tem, para não cair no orgulho e
na soberba, Deus nos livre.
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(Likutey Moharan I #
60) 1-3
60 - "Rabi Shimon Abriu" (III Zohar, 128)
1. Saiba que existem caminhos da Torá que contêm níveis muito profundos de contemplação. É impossível sondar estas profundezas, a menos que (o indivíduo) possua uma grande riqueza. Os filhos de Issacar, que chegou a esse entendimento, como está expresso no verso, "Os filhos de Issacar, são homens aptos para compreender" (Crônicas I, 12:33) - eles mereciam por causa de sua riqueza, que é mencionada no versículo, "Issacar, é um asno de ossos fortes" (Gênesis 49:14), Onkelos traduz como "abundante em bens." Consequentemente, todos os profetas eram ricos, como disseram os nossos sábios de abençoada memória (Nedarim 38a). Da mesma forma, muitos grandes Tzadikim eram extremamente ricos, particularmente aqueles através dos quais nos foi dado a revelação da Torah, isto é, Moisés, nosso mestre, que trouxe a Torá ao povo judeu; Rabi [ie Rabi Judá, o Prince], que compilou e selou a versão final do Mishnah, e Rav Ashi, que compilou e selou a versão final do Talmud. Todas essas pessoas eram extremamente ricas, como nossos sábios disseram, de abençoada memória.
Pois é necessário uma grande riqueza para alcançar esses níveis profundos de contemplação.
2. A forma de ter acesso a esta riqueza sagrada é através do que é chamado de "largura de dias." Isto significa que a pessoa deve tratar cada novo dia, cada novo tempo de forma mais “ampla”, mais “largo”, o u seja, buscando (“plenificar a alma”), mais pureza e santidade que o dia anterior.
Porque no início, o dia é "apertado" - ou seja, no início do dia, o trabalho espiritual a ser realizada parece extremamente difícil. Portanto, precisamos de uma grande força interior e grande determinação, para não desanimar com o peso do serviço a ser feito. Pelo contrário, é necessário encontrar coragem de começar cada dia (vencendo) o grande constrangimento, opressão e a carga que a pessoa sente. Mais tarde, (a pessoa ) vai aumentar e progredir no serviço de Deus e ver que cada hora sucessiva é "maior" e "mais ampla", e ainda mais santa, que a anterior.
Desta mesma forma, é necessário lidar com cada dia sucessivamente, para que cada dia seja "mais amplo", "maior" e tenha mais santidade do que o anterior, e assim devem continuar ao longo de toda vida.
Isto é o que essencialmente significa "longos dias", de modo que a pessoa se torna (abundante), digna da Riqueza Sagrada.
Esta é também a interpretação do versículo: "Abraão era velho e avançado em anos" (Gênesis 24:1), o que significa que ele tinha "longos dias" - como resultado dos quais, "Deus abençoou Abraão em todas as coisas" (Ibid. ) - ou seja, com grande riqueza.
3. Pelo temor de Deus, [isto é, a consciência da enorme presença de Deus], a pessoa merece "longos dias", como está escrito: "O temor a Deus aumenta os dias..." (Provérbios 10:27). Em outras palavras, essa consciência de Deus dá a cada dia uma santidade extra, e, consequentemente, o dia da pessoa se alonga, se amplia.
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Likutei Moharan (LM I # 59)
A Câmara de Santidade

Isto quer dizer que a pessoa deve
julgar-se constantemente. Em todas as ocasiões. Avaliando se ela agiu de forma
adequada, e corrigindo seus erros, por não agir como deveria. Como
resultado desse julgamento, seu coração vai acender o fogo do entusiasmo e
fervor, queimando as forças de impureza que não mais vai se apegar a
ela. Dessa forma, nulifica a impureza que sequer poderá agarrar-se
as almas que vieram para servir a Deus.
2. A
pessoa que se ocupa com unir as pessoas (a D’us) constroem uma câmara (casa) de
Santidade. Muitas destas pessoas caiem e não permanecem na
santidade, no entanto, se para o bem das almas, em virtude de sua influência,
elas permanecerem firmes em sua religião (espiritualidade), essa pessoa é
chamada de "santa".
Deus é muito honrado quando se
aproxima do Seu serviço as pessoas que um dia estiveram longe do Santo, Bendito
Seja – Grande é a honra de Deus quando aqueles que estão longe se
aproximam Dele (novamente).
3. Ao trazer as almas para Deus,
praticando hitbodedut, isolando-se e falando com o Criador, avaliando e
julgando, todos os seus atos, você merecerá observar o shabat, que
encarna a anulação do mal e (destrói) as forças de impureza. Disse o
Profeta sobre esta pessoa, "na minha casa e dentro dos meus muros vou lhe dar uma mão e um
nome melhor do que filhos e filhas" (Isaías
56:5).
"Uma mão" refere-se ao fato
de que essa pessoa terá o poder de gerar discípulos e incutir o espírito de
sabedoria. "Um nome" refere-se ao bom nome que alcançará, uma
vez que todas as almas anelaram ser incluído em sua alma e em seu nome, como no
verso "Nossa alma anseia por seu nome e sua palavra" (ibid.,
26:8 .) Este é, certamente, "melhor do que filhos e filhas",
como os filhos e filhas são relativamente poucos em número. Quando a
pessoa merece gerar discípulos sábios, (ela) incluem muitas almas em sua alma,
como se tivessem dado à luz, e as almas são numerosas e recebem (todas) a
vitalidade dela.
* Isso é o que Elkana disse Chana:
"Eu não para ti melhor do que dez filhos" (Samuel I, 1:8) - como
Elkana trouxe mérito para muitos, como nossos sábios de abençoada
memória (Kohelet Rabá 5:25). Através de seu amor por eles, ela fez de
duas almas uma - e aquelas que eram as almas que vieram, (foram trazidas
a D’us) também foram incluídos na alma de Chaná.
Dia 3 de
Nissan
4. A melhor maneira
de proteger o nome da pessoa, o que equivale a proteger a
sua alma, é ser cauteloso com a ira (raiva), porque a
raiva danifica a alma.
Se a pessoa domina a raiva
(ira) quando algo a irrita, superando sua raiva, suspirando
pacientemente e reprimindo –a, então ela é digna de grande
riqueza. Isto irá exaltar o seu nome e sua alma, ela
merecerá um bom nome.
Todos as almas desejaram estar
incluídas em sua alma e então tornar-se digno de levar muitas
almas para Deus, que é a maior honra ao Santo, bendito
seja.
5. A raiva é um mal para
a riqueza. Você precisa saber que quando a inclinação para
o mal incita a pessoa com raiva, é porque naquele momento, está
vindo lá de cima e canalizado para ela riquezas. E a inclinação para
o mal, tenta extinguir (obstruir) o fluxo da riqueza. Ao
arruinar o afluxo de riqueza através da raiva, a
pessoa danifica o seu nome e a sua alma. Mas se você
tomar cuidado de dominar a raiva, alcançará a riqueza,
ampliando o seu nome e sua alma. Também merecerão um bom
nome, e gerarão muitos discípulos e trarão muitas
almas para Deus.
6. Devem saber que existe muita
gente má que não se deve trazer (é proibido) para as Asas do serviço
Divino.
Isso ocorre porque essas
pessoas arrastam (para baixo) para o seu próprio nível aqueles
que tentam aproximá-las.
Nesse caso, o alto-julgamento
não serve para nulificar este mal.
Isto, por sua
vez, produz uma quantidade de resultados altamente
prejudiciais, como explicado em detalhe na lição
de Likutey Moharan. Então, quem quer levar os
outros a Deus deve orar muito, pedindo ao Santo, bendito
seja, que lhe de o mérito de saber quem ajudar e quem rejeitar
nesta abordagem.
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Likutey Moharan I # 60)
4. Existem vários tipos de "graça enganosa" que as pessoas colocam em evidência.
Pela beleza exterior - Na maneira que você come (e o que come) - Como você se relaciona com outras pessoas.
Cada atividade tem seu próprio tipo particular de “graça enganosa” ou postura.
Tem aquele que está preso a esta falsa graça, quando não se controla, deixando dominar-se pelo desejo de desfrutar da beleza vã das mulheres - [isto é, a falsa graça e o desejo] que estão interligados, como expresso no verso ", A graça é enganadora e a beleza é vã "(Ibid., 31:30).
Além disso, como resultado desse desejo, a pessoa cai na miséria, porque está escrito: "Não deseje sua beleza (de uma mulher) em seu coração ... uma vez que devido a uma cortesã,(mulher que usa sua beleza para adquirir luxo e vida fácil) seu fim será carecendo até mesmo de pão "(ibid., 6:25-26).
Este é também o sentido do verso, "A riqueza diminui devido a vaidade" (Ibid., 13:11) - isto é, a riqueza da pessoa diminui devido ao desejo e a vaidade da beleza. Por outro lado, o sentimento de temor de Deus é a antítese disso, como está escrito: "A graça é falsa e vã é a formosura, mas a mulher que teme a Deus é digna de louvor" (Ibid., 31:30 .)
Assim, pelo temor de Deus a pessoa se salva de desejar a graça e a beleza vã e enganosa que leva a pobreza. Em vez disso, ele merece uma riqueza sagrada, que é o pré-requisito para atingir a contemplação da Torá.
5. A capacidade intelectual para atingir a contemplação depende, principalmente, da umidade e os óleos encontrados no corpo. A respiração é a principal fonte de vitalidade da pessoa e ela é interrompida pela paixão sexual e pelo desejo de apreciar a beleza vã das mulheres (veja mais na lição de Likutey Moharan).Como resultado deste distúrbio na respiração, a umidade do corpo seca e danifica a capacidade mental e intelectual para a contemplação. É por isso que o desejo sexual produz loucura, como você sabe.
O mesmo se aplica a pessoa que, embora não seja insana, é afetada por uma falha grave ou interrupção em seus estados mentais e emocionais. Este é o resultado do desejo sexual, que seca a umidade e os óleos corporais, arruinando a mente.
6. O temor completo a Deus, consiste em três elementos, cada um dos quais contém três partes constituintes.
O primeiro componente é o temor do Céu que é alcançado contemplando a grandeza do Criador usando a sabedoria e o poder analítico [ie, Chochmá, Binah e Daat]. Esses três aspectos da faculdade mental deve estar cheio do temor a Deus.
O segundo componente o temor e a reverência ao seu Rav, obtido a partir dos ensinamentos que você recebe dele. A pessoa também deve expandir este temor para as três partes constituintes do estudo da Torá - porque a Torá é descrita como "uma educação tripartite" (Shabbat 88a).
O terceiro componente do temor é a reverência ao pai e a mãe, expandindo também este temor ao aspecto de; "Casa e riquezas são herdadas de seus pais" (Provérbios 19:14). Em outras palavras, a pessoa deve deixar também que o temor a Deus infunde suas riquezas em três partes constituintes, que são a "herança dos pais" - como foi explicado na instrução, "Deve-se sempre dividir seu capital em três partes - um terço investir em terras, um terço em negócios (variar o investimento), e o restante deve ficar em sua própria mão "(Bava Metzia 42a).